OUTUBRO ROSA SBM 2021

Mais uma vez, Quanto Antes Melhor ditou o ritmo do alerta da SBM à população

 

Ainda com as consequências e limitações da pandemia que, entre outras coisas, nos fez repensar a nossa saúde, o outubro rosa como um todo teve novamente um papel de destaque junto ao público e na SBM não foi diferente. Por decisão da diretoria junto com a equipe de comunicação, a equipe de criação da agência Contextual Comunicação repaginou o mote QUANTO ANTES MELHOR, slogan que carrega em si a mensagem do diagnóstico precoce e da prevenção, bandeira levantada pela SBM e que reforça a mudança do estilo de vida mais saudável, a busca pelo tratamento logo no início, reforçando que “quanto antes melhor”, maiores são as chances de cura da doença e melhor qualidade de vida para qualquer mulher.

 

A SBM também se viu com a missão de mais uma vez pensar o Outubro Rosa com mensagens que remetam ao tema câncer de mama num tom leve e, dentro do possível, positivo.  Um olhar diferenciado, cujo desafio é alcançar o máximo de pessoas, porém sem poder realizar eventos presenciais, alguns tradicionais em várias regiões do país.

 

Em 2021, as ações foram iniciadas com uma live, na qual o presidente, Dr. Vilmar Marques contou com a participação da paciente Fabiana Fernandes, a empresária e influenciadora digital Belle Silva, e a presidente do Instituto Protea, Gabriella Antici. Ao longo de outubro foram realizadas pela nacional nove lives, com vários mastologistas de diferentes regiões do país e sempre sendo abordado, de forma simplificada para o leigo, temas de grande relevância e interesse do público. Somadas, essas lives atingiram 20.751 usuários.

 

Ao longo do mês, foram alcançadas 593.425 pessoas no Facebook e 1.328.061 impressões no Instagram, gerando 815 (+70%) seguidores novos.

 

Outro grande destaque do outubro rosa da SBM Digital foi a série “Sua voz importa”, que contou com a participação de pacientes e ex-pacientes do câncer de mama. Através de depoimentos diários durante todo o mês de outubro, estas mulheres emitiram mensagens de força e superação, humanizando e integrando o movimento da SBM junto à população.

 

Na Imprensa, foram mais de 400 matérias publicadas em todo o Brasil, 257 a mais do que no ano anterior. Dentre as principais conquistas, destacam-se reportagens em espaços de projeção nacional, como o próprio Jornal Nacional, Jornal Hoje, CNN Brasil, e diversos outros veículos em todo o país, tanto na mídia eletrônica (TV e rádio), passando pelos impressos (jornais e revistas), até o ambiente on line, com agências de notícias, portais redes sociais.

 

Vale destacar também a participação dos representantes das Regionais em todo o território nacional que concederam entrevistas sobre a importância do exame mamográfico, informações, conscientização, alerta sobre o diagnóstico precoce e outros temas, colocando o mastologista como protagonista do tema.

 

Toda a comunicação da SBM, tanto na mídia quanto nas redes sociais faz parte da estratégia de reforçar cada vez mais o papel da Entidade como referência em saúde da mulher e câncer de mama, além de cumprir o papel social da Instituição de propagar informações de qualidade e firmar a Sociedade Brasileira de Mastologia como a legítima representante do tema na diante de formadores de opinião e opinião pública em geral.