Assembleia Geral SBM

Prazo de recebimento das propostas

De acordo com o Estatuto da Sociedade Brasileira de Mastologia, os membros adimplentes (com a anuidade de 2023) que desejarem apresentar propostas para a Assembleia Geral, que será realizada durante o 26º Congresso Brasileiro de Mastologia 2024, na cidade de Porto Alegre/RS, deverão enviá-las à Diretoria Nacional para o e-mail a seguir, para que sejam incluídas na pauta.

E-mail para o envio: [email protected]

Atenção: O recebimento das propostas será até o dia 12 de janeiro de 2024.

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MASTOLOGIA, COM SEDE À PRAÇA FLORIANO, 55/801, CENTRO, RIO DE JANEIRO – RJ, CEP 20031-050, POR SEU PRESIDENTE DR. AUGUSTO TUFI HASSAN CONFORME CAPÍTULO V – ASSEMBLEIAS DE SEU ESTATUTO SOCIAL, CONVOCA SEUS MEMBROS, DEVIDAMENTE REGULARIZADOS COM SUAS CONTRIBUIÇÕES PECUNIÁRIAS, ÀS 18:00 HORAS, EM PRIMEIRA CHAMADA, E ÀS 18:30 HORAS, EM SEGUNDA CHAMADA, A REUNIREM-SE PARA A ASSEMBLEIA ORDINÁRIA A REALIZAR-SE PRESENCIALMENTE, NO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2023, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DO SHOPPING FREI CANECA, DURANTE O CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA E JORNADA PAULISTA DE MASTOLOGIA.

PARA TANTO, COMUNICA AS PAUTAS:

PAUTA 1
Escolha a cidade sede da realização do Congresso Brasileiro de Mastologia de 2026

Cidades candidatas:
Belo Horizonte/MG
Goiânia/GO

A sede será escolhida por votação na Assembleia Geral Ordinária depois da apresentação das propostas.

Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2023.

Augusto Tufi Hassan
Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia

Roberto Kepler da Cunha Amaral
Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Mastologia

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MASTOLOGIA

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MASTOLOGIA, COM SEDE À PRAÇA FLORIANO, 55/801, CENTRO, RIO DE JANEIRO – RJ, CEP 20031-050, POR SEU PRESIDENTE DR. VILMAR MARQUES DE OLIVEIRA CONFORME CAPÍTULO V – ASSEMBLEIAS DE SEU ESTATUTO SOCIAL, CONVOCA SEUS MEMBROS, DEVIDAMENTE REGULARIZADOS COM SUAS CONTRIBUIÇÕES PECUNIÁRIAS, ÀS 18:30 HORAS, EM PRIMEIRA CHAMADA, E ÀS 19:00 HORAS, EM SEGUNDA CHAMADA, A REUNIREM-SE PARA A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A REALIZAR-SE (PRESENCIAL E VIRTUAL), NO DIA 21 DE ABRIL DE 2022, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE SALVADOR, DURANTE O XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA.
PARA TANTO, COMUNICA AS PAUTAS:
PAUTA 1
Escolher a cidade sede da realização do Congresso Brasileiro de Mastologia de 2025
Cidades candidatas:
Fortaleza / CE
Recife / PE
Natal / RN
São Luís / MA
Porto Alegre / RS
A sede será escolhida por votação na Assembleia Geral Ordinária depois da apresentação das propostas, tendo cada proponente 10 (dez) minutos para sustentar oralmente os motivos para que seu Estado seja selecionado.
Rio de Janeiro, 18 de março de 2022.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MASTOLOGIA

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MASTOLOGIA, COM SEDE À PRAÇA FLORIANO, 55/801, CENTRO, RIO DE JANEIRO – RJ, CEP 20031-050, POR SEU PRESIDENTE DR. VILMAR MARQUES DE OLIVEIRA CONFORME CAPÍTULO V ASSEMBLEIAS DE SEU ESTATUTO SOCIAL, CONVOCA SEUS MEMBROS, DEVIDAMENTE REGULARIZADOS COM SUAS CONTRIBUIÇÕES PECUNIÁRIAS, ÀS 19:30 HORAS, EM PRIMEIRA CHAMADA, E ÀS 20:00 HORAS, EM SEGUNDA CHAMADA, A REUNIREM-SE PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A REALIZAR-SE EM FORMATO HÍBRIDO (PRESENCIAL E VIRTUAL), NO DIA 21 DE ABRIL DE 2022, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DE SALVADOR, DURANTE O XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA.
PARA TANTO, COMUNICA AS PAUTAS:
PROPOSTA 1
Enviada por Dr. Guilherme Novita Garcia
Mudança do Artigo 25 do Estatuto da SBM:
Redação Atual:
Art. 25 – Para deliberar sobre a destituição dos administradores, a alteração do Estatuto e extinção/dissolução da associação será exigido o voto concorde de 2/3 (dois terços) dos presentes à Assembleia especialmente convocada para esse fim, não podendo ela deliberar, em primeira convocação, sem a maioria absoluta dos membros titulares, ou com menos de 1/3 (um terço) nas convocações seguintes.
Mudar o texto para:
Art. 25 – Para deliberar sobre a alteração do Estatuto, será exigido o voto concorde de 2/3 (dois terços) dos presentes à Assembleia especialmente convocada para este fim, não podendo ela deliberar, em primeira convocação, sem a maioria dos membros titulares, porém poderá ser realizada pela quantidade de membros presentes na mesma, com no mínimo 50 membros com direito a voto.
Para deliberar sobre a destituição dos administradores eleitos e extinção/dissolução da Associação será exigido o voto concorde de 2/3 (dois terços) dos presentes à Assembleia especialmente convocada para este fim, não podendo ela deliberar, em primeira convocação, sem a maioria dos membros titulares, ou com menos de 1/3 (um terço) nas convocações seguintes.
PROPOSTA 2
Enviada por Dr. Darley de Lima Ferreira Filho
Os sócios em dia com a nossa SBM, nos últimos 5 anos e que tivessem publicações cientificas nacionais ou internacionais, teriam uma pontuação que seriam revertidos em desconto em Congressos, Jornadas ou Simpósios (nacionais) ou San Antonio, ASBS ou St. Gallen. Como uma maneira de incentivar o nosso quadro de associados.
PROPOSTA 3 para adequação estatutária
Incluir no Art. 13 as novas categorias de membros Aspirantes e International Members, aprovadas na última Assembleia de 2021.
Redação Atual:
Art. 13 – São deveres do membro da SBM:
I – pagar a contribuição anual se for membro Fundador, Associado, Titular, Filiado e Residente. Os Honorários, Beneméritos, Eméritos e Sênior estão isentos do pagamento da contribuição anual;
Nova Redação:
Art. 13 – São deveres do membro da SBM:
I – pagar a contribuição anual se for membro Fundador, Associado, Titular, Filiado, Residente, Aspirante e International Member. Os Honorários, Beneméritos, Eméritos e Sênior estão isentos do pagamento da contribuição anual;
PROPOSTA 4 para adequação estatutária
Incluir no Art. 17 as categorias de membros pagantes que faltam, como Residentes, Aspirantes e International Members
Redação Atual:
Art. 17 – É obrigatório o pagamento da contribuição pecuniária, anual, a ser feito pelos membros Fundadores, Associados, Titulares e Filiados.
Nova Redação:
Art. 17 – É obrigatório o pagamento da contribuição pecuniária, anual, a ser feito pelos membros Fundadores, Associados, Titulares, Filiados, Residente, Aspirantes e International Members.
PROPOSTA 5 para adequação estatutária
Incluir no Art. 20 as novas categorias de membros Aspirantes e International Members, aprovadas na última Assembleia de 2021.
Redação Atual:
Art. 20 – A Assembleia Geral é o órgão máximo da SBM, sendo constituída pelos membros Fundadores, Associados, Titulares, Eméritos, Filiados e Residentes que estiverem quites com a contribuição pecuniária.
Nova Redação:
Art. 20 – A Assembleia Geral é o órgão máximo da SBM, sendo constituída pelos membros Fundadores, Associados, Titulares, Eméritos, Filiados, Residentes, Aspirantes e International Members que estiverem quites com a contribuição pecuniária.
PROPOSTA 6
Definir para qual Regional o membro da categoria International Members será vinculado e sobre o repasse das anuidades.
CAPÍTULO III – CONTRIBUIÇÃO PECUNIÁRIA – Art. 17 – § 2º – A Tesouraria-Geral enviará cobrança bancária ao membro e, depois do pagamento feito por esse, destinará automaticamente 50% do valor recebido à conta bancária da Tesouraria Geral e 50% para a conta bancária da Diretoria Regional correspondente.
Rio de Janeiro, 18 de março de 2022.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MASTOLOGIA

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MASTOLOGIA, COM SEDE À PRAÇA FLORIANO, 55/801, CENTRO, RIO DE JANEIRO – RJ, CEP 20031-050, POR SEU PRESIDENTE DR. AUGUSTO TUFI HASSAN CONFORME CAPÍTULO V – ASSEMBLEIAS DE SEU ESTATUTO SOCIAL, CONVOCA SEUS MEMBROS, DEVIDAMENTE REGULARIZADOS COM SUAS CONTRIBUIÇÕES PECUNIÁRIAS, ÀS 19:00 HORAS, EM PRIMEIRA CHAMADA, E ÀS 19:30 HORAS, EM SEGUNDA CHAMADA, A REUNIREM-SE PARA A ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA A REALIZAR-SE PRESENCIALMENTE, NO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2023, NO CENTRO DE CONVENÇÕES DO SHOPPING FREI CANECA, DURANTE O CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA E JORNADA PAULISTA DE MASTOLOGIA.

PARA TANTO, COMUNICA AS PAUTAS:

CAPÍTULO XIII
CONGRESSOS BRASILEIROS DE MASTOLOGIA

Art.52 – O Congresso Brasileiro de Mastologia se realizará anualmente no mês de abril, preferencialmente com a mesma organização. Terá 02 (duas) sedes permanentes, Rio de Janeiro e São Paulo, que se alternarão com 02 (duas) sedes aleatórias, que serão escolhidas durante o Congresso Brasileiro de Mastologia, com antecedência de 03 (três) anos, sendo certo que alternância se dará da seguinte forma: o ano em que o Rio de Janeiro sediar, no seguinte será uma sede aleatória, logo depois necessariamente será São Paulo e, posteriormente, outra sede aleatória e assim sucessivamente.

PROPOSTA 1 – Enviada pela Diretoria da SBM
Redação atual
§ 1º – O Congresso Brasileiro terá um Conselho Gestor que possuirá como membros os 02 (dois) presidentes anteriores do Congresso. A escolha da presidência do Congresso caberá à Diretoria da Regional, que estiver exercendo o mandato durante o Congresso, juntamente com o Conselho Gestor.

Nova redação
A presidência do Congresso Brasileiro de Mastologia caberá à diretoria da Regional que estiver exercendo o mandato durante o evento. Sendo que o(a) presidente da gestão anterior deverá fazer parte da comissão organizadora e terá o título de PRESIDENTE DE HONRA do evento.

PROPOSTA 2 – Enviada pela Diretoria da SBM
Inclusão de novo parágrafo
A responsabilidade legal e financeira segue as normas da legislação brasileira.

________________

Art. 53 – A organização do Congresso Brasileiro ficará a cargo da Regional do Estado escolhida como sede, compartilhada com a Nacional.

PROPOSTA 3 – Enviada pela Diretoria da SBM
Inclusão de novo parágrafo
A escolha da regional sede será escolhida por votação secreta entre os sócios titulares e ativos da SBM durante o Congresso Brasileiro de Mastologia.

PROPOSTA 4 – Enviada pela Diretoria da SBM
Inclusão de novo parágrafo
O processo de votação será organizado e conduzido pela diretoria nacional da SBM, com total transparência para as regionais candidatas. O sistema de votação será apresentado com até 30 dias de antecedência e deverá contar com a anuência de todas as candidatas.

PROPOSTA 5 – Enviada pela Diretoria da SBM
Inclusão de novo parágrafo
O sistema de votação poderá ser eletrônico ou manual e ficará à disposição dos associados aptos a votar durante todo o Congresso Brasileiro de Mastologia que terá a votação. A votação será encerrada com o início da última sessão científica (mesa) do respectivo congresso e o resultado será divulgado durante o encerramento do evento.

PROPOSTA 6 – Enviada pela Diretoria da SBM
Redação atual
§ 2º – A sede será escolhida por votação na Assembleia Geral Ordinária depois da apresentação das propostas, tendo cada proponente 10 (dez) minutos para sustentar oralmente os motivos para que seu Estado seja selecionado.

Nova redação
As regionais candidatas poderão enviar material publicitário para os associados no período de 30 (trinta) dias antes da abertura da votação. Além disso, cada candidata terá 10 minutos para apresentação oral durante a Assembleia Ordinária da SBM, realizada durante o Congresso Brasileiro de Mastologia que terá a votação.

PROPOSTA 7 – Enviada pela Diretoria da SBM
Redação atual
§ 3º – A Regional escolhida como sede do Congresso assumirá a responsabilidade financeira deste, conjuntamente com a Diretoria Nacional, sendo o orçamento previamente analisado pela Diretoria Nacional.

Nova redação
A coordenação financeira do Congresso Brasileiro de Mastologia será assumida conjuntamente pela regional organizadora e pela diretoria nacional. Em casos de impasses entre as duas, caberá a diretoria nacional da SBM o voto qualificado (desempate).

PROPOSTA 8 – Enviada pela Diretoria da SBM
Inclusão de novo parágrafo
A coordenação científica do Congresso Brasileiro de Mastologia será assumida conjuntamente pela regional organizadora e pela diretoria nacional. Em casos de impasses entre as duas, caberá a diretoria regional organizadora o voto qualificado (desempate).

PROPOSTA 9 – Enviada pela Diretoria da SBM
Inclusão de novo parágrafo
A diretoria regional organizadora poderá escolher um(a) presidente honorário(a) para o evento, que poderá participar de todas as etapas da organização, lembrando que a responsabilidade civil e financeira pertence a diretoria eleita e no exercício do mandato.

Rio de Janeiro, 01 de setembro de 2023.

Augusto Tufi Hassan
Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia

Roberto Kepler da Cunha Amaral
Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Mastologia