Pacientes com câncer de mama e em tratamento devem redobrar cuidados para evitar novo coronavírus

A Sociedade Brasileira de Mastologista faz um alerta às mulheres com diagnóstico atual de câncer de mama e que estejam em tratamento, principalmente quem realizou cirurgia recente e está passando por sessões de quimioterapia e radioterapia. Por apresentar uma certa deficiência imunológica, essas pacientes são consideradas mais vulneráveis e precisam redobrar os cuidados no seu dia a dia para evitar o contágio do novo coronavírus.

Nas próximas semanas, o número de casos de Covid-19 (doença provocada pelo vírus) deve aumentar e as pacientes que estiverem nessas condições devem seguir rigorosamente as recomendações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Seguem abaixo as principais recomendações:

  • Primeiro passo é: evite o pânico, basta seguir as recomendações e já diminui o risco.
  • Evite beijo, abraço e aperto de mão. É preciso mudar esse hábito por um ano. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.
  • Evite visitar idosos acima de 60 anos, um dos principais grupos de risco.
  • Lave sempre as mãos e procure não tocar o rosto. Lave frequentemente, esfregando água e sabão por um tempo maior, esfregue a palma da mão e as unhas, feche a torneira e abra a maçaneta com um pedaço de papel.
  • Higienize também as mãos com álcool gel 70%.
  • Cubra o rosto quando tossir. Dê preferência usando os ombros ou braços.
  • Evite aglomerações. Se puder permaneça em casa, evite locais fechados, com muitas pessoas. Prefira fazer home-office.
  • No caso de sintomas que lembre uma gripe é preciso procurar atendimento médico para uma avaliação mais detalhada.

Algumas iniciativas também ajudam a melhorar a imunidade como se alimentar bem e de forma saudável, dormir bem de 7 a 8 horas por noite, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, ter o peso adequado, evitar o estresse e não consumir bebidas alcoólicas.

IMPORTANTE:

Mulheres que já passaram pelo câncer de mama e encerraram o tratamento ou estejam passando pelo tratamento de hormonioterapia são consideradas com saúde normal e devem seguir as mesmas orientações de prevenção da população em geral.