Esforço Mundial para o Controle do Câncer de Mama: Ações Locais, Resultados Globais

Gostaríamos de compartilhar com todos os interessados no controle do câncer de mama no Brasil as novas diretrizes da Iniciativa Global do Câncer de Mama (GBCI) da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países apresentem redução da mortalidade por câncer de mama até 2040.

De acordo com a OMS, a meta é promover o diagnóstico precoce e evitar a morte precoce de 2,5 milhões de mulheres nos próximos 17 anos no mundo. Infelizmente, no Brasil, apesar de todos os protocolos, leis e diretrizes voltados para a prevenção, detecção precoce e tratamento, ainda encontramos a realidade de estadio avançado ao diagnóstico e aumento da mortalidade ao longo do tempo.

O GBCI estruturou três pilares para que o objetivo seja alcançado. O primeiro é que os países desenvolvam programas de detecção precoce para que, no mínimo, 60% dos episódios sejam detectados em estágio inicial. O segundo se refere ao diagnóstico oportuno com um prazo de 60 dias para avaliação diagnóstica, imagem, amostragem e patologia, o que resulta em melhores desfechos. Por fim, a organização recomendou que haja um gerenciamento para que 80% das pacientes completem o tratamento.

Acesse o documento completo: Clique aqui para acessar

Autoria:

Departamento de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Mastologia 

Sandra Gioia, Daniel Buttros, Paula Saab, Cleber Sérgio e Victor Rocha