SBM realiza curso gratuito e online sobre a saúde da mulher


Políticas públicas para tratamento do Câncer de Mama
Congresso de Mastologia discute os desafios e perspectivas da saúde da mulher no Brasil em evento gratuito e on-line

O ano de 2020 foi marcado não só pela pandemia que ainda persiste, mas também pelo fato de o câncer de mama ter superado o de pulmão em número de casos, tornando-se o câncer mais comum do mundo, conforme recente divulgação da Organização Mundial da Saúde – OMS. E no Brasil essa realidade não tem sido diferente, com aumento de número de casos a cada ano. Dessa forma, os desafios do diagnóstico de câncer de mama no Brasil e o controle de qualidade dos exames nos serviços públicos são temas que devem estar na pauta do dia. Esses serão alguns dos assuntos que serão debatidos no curso gratuito de Políticas Públicas do pré-congresso do XXIII Congresso Brasileiro de Mastologia, amanhã, dia 07 de abril, que, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19, será 100% online.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é chamar atenção para os principais problemas, entender o censo de urgência desses pacientes e traçar novas estratégias para que os serviços públicos possam atender com qualidade, principalmente, durante esse período de pandemia. Segundo o Dr. Vilmar Marques, presidente da SBM, um dos principais papéis da entidade é debater projetos e inovações que possam viabilizar o acesso mais rápido das pacientes ao diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. “É notório que estamos vivendo uma situação de calamidade no nosso país devido à covid-19. Os problemas são muitos e variam de uma região para outra. No entanto, podemos afirmar que há uma dificuldade, desde antes da pandemia, ao acesso tanto para a prevenção, passando pela realização da mamografia, quanto para o tratamento. E é preciso maior fiscalização nesse sentido, além de medidas que possam mitigar os problemas”, afirma o doutor.

A programação do curso contará com mesas-redondas e palestras com temas, como “Entendendo os obstáculos ao atendimento da portadora de câncer de mama“; “Como podemos reduzir estágios avançados no serviço público?”; “Navegação de pacientes – uma estratégia para otimizar resultados” e “Integração atendimento primário-serviços de resolutividade”.

A SBM convida Grupos de Apoio e ONGs a participarem para que juntos possam discutir o atual cenário no que diz respeito ao acesso à prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida das pacientes com câncer de mama.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento. O link de transmissão estará disponível no dia aos inscritos. Mais informações: http://mastologia2021.com.br/nocursosprecongresso/

Data: 07/04

Horário: 8h às 12h