Temer sanciona lei de reconstrução mamária

A Sociedade Brasileira de Mastologia comemora mais uma conquista para as mulheres com câncer de mama

O presidente da República, Michel Temer, sancionou quatro projetos de lei de proteção à mulher. Os textos foram assinados ontem quarta-feira (19), no Palácio do Planalto, em solenidade com a bancada feminina do Congresso Nacional.

Segundo o presidente, o Poder Legislativo foi um parceiro durante toda a sua gestão. Ele explicou ainda que com o diálogo foi possível aprovar projetos importantes para a sociedade.“Tenho o prazer de sancionar isso que é fruto do Congresso Nacional”, afirmou o presidente. “O Legislativo sempre foi tido como apêndice do Executivo, para mim, não. Fiz do Poder Legislativo um parceiro. Foi isso que deu resultado, isso que nos trouxe até aqui, com muitos projetos aprovados, com muitas obras estabelecidas”, argumentou.

Um dos projetos sancionados trata da cirurgia plástica reconstrutiva de mama em casos de mutilação decorrente do tratamento de câncer. A cirurgia passa a ser garantida pelo Sistema Único de Saúde e deve ocorrer assim que a paciente tiver condições de fazer a operação.

A Sociedade Brasileira de Mastologia incentiva os profissionais com cursos para que os médicos se especializem em fazer as cirurgias de reconstrução mamária e simetria, para que a essa espera seja reduzida e tenham mais especialistas disponíveis para a sociedade.