fbpx Pandemia atrasa os exames para o diagnóstico de câncer de mama - SBM

Pandemia atrasa os exames para o diagnóstico de câncer de mama

domingo | 20 de setembro de 2020

O programa Bom dia Brasil, da Rede Globo, abordou o cenário do diagnóstico de câncer de mama durante a pandemia do novo coronavírus. A matéria foi pautada no levantamento realizado por pesquisadores da Sociedade Brasileira de Mastologiado, no qual apontou atraso na realização de exames e consultas porque foram adiados. Isso aumenta muito o risco para saúde porque quanto mais cedo for feito o diagnóstico maior a chance de cura.

Com a covid-19 os atendimentos hospitalares caíram drasticamente. A espera atrapalha a prevenção, o tratamento e a cura. Uma pesquisa feita pelas principais capitais do país mostrou que de cada 10 entrevistadas, 6 deixaram de ir ao ginecologista ou ao mastologista.

Foi constatado também que mulheres com mais de 60 anos temem o deslocamento aos hospitais e centros de diagnósticos e afirmam que aguardam o fim da pandemia para agendar suas consultas e exames.

A Sociedade Brasileira de Mastologia alerta para a importância das mulheres manterem a rotina da saúde preventiva, indo ao médico, realizando os exames agendados e, principalmente, aquelas diagnosticadas com a doença, não interromperem o tratamento.

Fonte: Veja a matéria na íntegra: Bom dia Brasil