Câncer de mama se tornou a forma mais comum da doença no mundo, alerta OMS

Durante duas décadas, o câncer de pulmão foi líder em número de casos. Mas pandemia de Covid-19 e alterações na saúde das mulheres estão entre fatores que contribuíram para aumento do câncer de mama

O câncer de mama é hoje a forma mais comum da doença informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira (2).

“Pela primeira vez,  o câncer de mama constitui a forma de câncer com maior ocorrência global”, afirmou Andre Ilbawi, especialista em câncer da OMS.

Nas últimas duas décadas, o câncer de pulmão foi o mais comum no mundo, mas agora é o segundo na lista, atrás do câncer de mama e a frente do câncer coloretal. Ilbawi notou que a obesidade em mulheres é um fator de risco comum ao câncer de mama, e está entre os fatores que levaram ao aumento de casos da doença.

Com o crescimento da população global e o aumento da expectativa de vida, o câncer deverá se tornar mais comum, e deve chegar a 30 milhões de novos casos por ano em 2040. Em 2020, o número de casos registrados no mundo foi de 19, 3 milhões.

A pandemia de Covid-19 está interrompendo tratamentos de câncer na metade dos países pesquisados pela OMS. Segundo Ilbawi, atrasos nos diagnósticos, o estresse extremo a que estão submetidos os profissionais de saúde e o impacto nas pesquisas na área de saúde são responsáveis.

No Brasil, o câncer de mama é so segundo mais comum em mulheres. Segundo estimativa da Fundação do Câncer, com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2020 houve uma redução de 84% no número de mamografias realizadas no país em comparação com 2019.

Quando descoberto em seu estágio inicial, o câncer de mama tem 90% de chance de cura. A  mamografia é uma das formas mais eficazes para detectar a doença na fase inicial, e deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. No Brasil, uma lei de 2008, atualizada em 2019, garante a realização do exame no SUS a mulheres com mais de 40 anos.

 

Fonte: O Globo – Celina