Movimento QUANTO ANTES MELHOR deve ser o ano todo

Sociedade Brasileira de Mastologia reforça que manter um estilo de vida saudável é fundamental para a saúde e evitar o risco de câncer de mama

O movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR, lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia neste Outubro Rosa, mostrou que a informação é a principal forma de alertar à população quanto aos cuidados com a saúde, a prevenção de doenças e a diminuição dos riscos de ser acometido pelo câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, diversos influencers e formadores de opinião se juntaram ao movimento e usaram suas redes sociais para estimular as pessoas a manterem uma vida equilibrada, estimulando a prática de atividades físicas e boa alimentação, além de se consultar com o mastologista regularmente e manter os exames em dia.

Neste momento em que muitas mulheres foram prejudicadas pela paralisação das atividades por conta da pandemia de Covid-19, os serviços estão sendo retomados e os médicos da SBM recomendam que as consultas, exames e tratamento sejam mantidos. “As mulheres não devem ter medo de ir às clínicas e hospitais, já que o atendimento nas unidades está sendo feito de forma segura, seguindo os protocolos de segurança”, afirma Dr. Vilmar Marques, presidente da SBM.

O mastologista reforça a importância de realizar a mamografia anualmente, principalmente as mulheres a partir dos 40 anos. Por conta da pandemia, o número de exames realizadas pelo SUS caiu entre janeiro e julho de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. As mamografias realizadas até julho somaram 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de 2018 e 2019. De acordo com o Ministério da Saúde, a pandemia foi o fator principal para a diminuição da procura por esse serviço, ainda que as unidades de saúde tenham mantido o atendimento e a oferta de tratamento às pacientes.

A SBM reforça sua preocupação com a questão da mamografia postergada, assim como o tratamento, que pode ocasionar em diagnósticos mais avançados.