SBM participa do projeto Bem Estar Global em Rondônia

Em 2018 a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) se tornou parceira do Projeto Bem Estar Global, uma iniciativa que nasceu dentro do programa com o mesmo nome na Rede Globo.

No próximo dia 20/04, em Porto Velho (RO), os mastologistas da Regional Rondônia irão atender, gratuitamente, cerca de 300 mulheres em seu estande. Na ocasião, as mulheres passarão por uma triagem na qual será possível identificar a necessidade de cada uma. Aquelas que necessitarem se submeterão a um exame clínico no próprio local e, dependendo do caso, serão encaminhadas para a realização de outros exames.

No caso de Porto Velho, o objetivo é contribuir para a disseminação da informação qualificada; mapear as mulheres da região; orientá-las; e atendê-las adequadamente, tendo em vista a enorme dificuldade de acesso aos exames através do Sistema Público de Saúde.

De acordo com Maillene Lisboa, presidente da SBM Regional Rondônia, o estado ficou na 19ª colocação no último ranking de cobertura mamográfica do país, com apenas 10.115 exames realizados e com cobertura de 14,4%, enquanto o recomendado pela OMS é de 70% por região.

Dessa forma, ela convoca as rondonianas para participar do evento. “Trata-se de uma oportunidade para as mulheres que não tiveram a oportunidade de estar com um mastologista”, afirma Maillene, lembrando que continuamente a SBM chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que se identificado em seu início as chances de cura podem chegar a 95%.

A entidade preconiza também a realização da mamografia anualmente para as mulheres a partir dos 40 anos de idade.