SBM repudia práticas de dentista que promete cura do câncer

A SBM repudia as práticas de um profissional dentista denunciadas em matéria veiculada no Programa Domingo Espetacular da Rede Record de Televisão em 28 de abril de 2019
Com formação no Ceará e, atualmente, atuando em São Paulo, dando aulas/treinamentos de modulação hormonal e prescrevendo essas substâncias para tratamentos para as mais diversas doenças que fogem da alçada de um dentista, este senhor, sem saber, atendeu uma paciente com câncer de mama e linfoma, acompanhada por uma repórter que gravou a consulta. Ao ser relatado pela paciente do problema, a primeira pergunta feita foi: “você quer viver ou morrer”. Em seguida afirmou: “se você quer viver então vai começar um tratamento com hormônios comigo e vai largar seus médicos”. Posteriormente, prescreveu uma série de hormônios, como estradiol, estriol, ocitocina, progesterona, testosterona, vitamina D3 e vitamina A.

Neste contexto, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), entidade que representa os especialistas de mama no território nacional, repudia veementemente a postura e o procedimento desse indivíduo. Em verdade, tais afirmações podem colocar seriamente em risco a saúde e vida da referida paciente. As orientações dadas são, exatamente, contrárias ao que os mastologistas recomendam para o tratamento de um quadro como o apresentado na matéria.

Assim, a Sociedade Brasileira de Mastologia, que se destaca pelo combate ao câncer de mama, não pode tolerar, de modo algum, esse ato noticiado na reportagem.

Antônio Luiz Frasson
Presidente
Sociedade Brasileira de Mastologia