Presidentes

Nome: Alberto Lima de M. Coutinho

Presidiu: 1959 – 1961 / 1968 – 1969 / 1976 – 1977

Biografia: Nascido em 30 de agosto de 1902, no Recife / Pernambuco, Alberto Lima de Moraes Coutinho formou-se em 1927 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil. Fez parte da geração dos pioneiros da cancerologia no Brasil, tendo integrado a equipe do Centro de Cancerologia (embrião do INCA fundado em 1938) como responsável pela área cirúrgica. Em 1978, realizou um grande sonho quando a Associação Médica Brasileira reconheceu a Mastologia como especialidade médica. Seis anos depois, faleceu no Rio de Janeiro.

Nome: Jorge de Marsillac

Presidiu: 1962 – 1963 / 1974 – 1975

Biografia: Nascido em 30 de abril de 1911, em Dom Pedrito/RS, Jorge Sampaio de Marsillac Motta formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro em 1933. Foi um dos fundadores, em 1938, do Centro de Cancerologia, embrião do INCA, no qual ingressou como médico recém-formado.
Em 1967, Jorge Marsillac foi nomeado Diretor do Instituto Nacional de Câncer. Entre 1989 e 1991 o Professor Jorge Marsillac ocupou a Presidência da Academia Nacional de Medicina, vindo a falecer 10 anos mais tarde, em outubro de 2001.

Nome: Eduardo Santos Machado

Presidiu: 1964 – 1965

Biografia: Nasceu em 12 de agosto de 1912 na Bahia. Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1935. Pai Arthur de Mello Machado. Mãe Jorgina Ferreira Santos Machado. Falecimento 06 de setembro de 1998.

Nome: Carlos A. M. Zanotta

Presidiu: 1966 – 1967

Biografia: Nasceu em 09 de março de 1928 em São Paulo/SP. Formado em Medicina em 14 de dezembro de 1951 FNM-UFRJ. Foi chefe de Mastologia do Instituto Fernandes Figueira – Ministério da Saúde. Chefe de Mastologia do Instituto de Ginecologia da UFRJ. Livre Docente de Ginecologia – IG-UFRJ. Falecimento 09 de janeiro de 1986.

Nome: Adayr Eiras de Araújo

Presidiu: 1970 – 1971

Biografia: Nascido em 24 de dezembro de 1910, em Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Adayr Eiras de Araújo formou-se em 1932 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundador e integrante da 1ª Diretoria da Sociedade Brasileira de Cancerologia , membro Emérito da Sociedade Brasileira de Cancerologia, fundador e Presidente e membro Emérito da Sociedade Brasileira de Mastologia – 1992

Nome: João Sampaio Góes Júnior

Presidiu: 1978 – 1982

Biografia: O professor Sampaio Góes, que durante três anos (1973-1975) esteve à frente da Divisão Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, quando desenvolveu o Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC), o IBCC, em parceria com a Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia (hoje, Fundação Oncocentro), também dirigida por Sampaio Góes, colocou a saúde na estrada.
Em 4 de maio de 1968 fundou o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

Nome: João Luiz Campos Soares

Presidiu: 1972 – 1973

Biografia: Dr. João Luiz Campos Soares ingressou no Instituto Nacional de Câncer, como estagiário, em 1949, concluiu a residência médica em 1954, integrou o Serviço de Mastologia, chefiou esse serviço por vários anos.
Também foi chefe do Serviço de Mastologia do Hospital de Oncologia/Inamps (hoje, Hospital do Câncer II/INCA) por inúmeros anos. Foi membro da Câmara Técnica de Mastologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, desde a sua criação.

Nome: Hiram Silveiras Lucas

Presidiu: 1982 – 1986

Biografia: Nascido em Palmeira da Serra/Rio de Janeiro, Hiram Silveira Lucas formou-se em 1960 pela Faculdade de Medicina da UNI-RIO. Especializou-se em Oncologia no INCA, entre 1960 e 1962, quando foi admitido como Médico-Residente
Foi também fundador da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da Federación de las Sociedades de Cancerología del Mercosur. Fez parte do quadro de médicos do “MD Anderson Cancer Institute”, em 1977, e do “Mount Sinai Comprehensive Cancer Center”, no ano de 1992, nos Estados Unidos.
Membro Titular da Academia Nacional de Medicina
Ex – Diretor Geral do Instituto Nacional do Câncer – INCA
Membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Câncer – INCA
Membro Benemérito da Sociedade Brasileira de Cancerologia – SBC
Ex – Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia – SBC
Ex – Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM
Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC
Membro Fellow do American College of Surgeons
Membro Fundador da Academia de Medicina do Rio de Janeiro
Membro Titular da Academia Fluminense de Medicina
Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação – Presidente Secção de Cirurgia
Vice – Diretor do Instituto de Pós Graduação Médica Carlos Chagas – IPGMCC
Título de Especialista em Cancerologia – Associação Médica Brasileira – Sociedade Brasileira de Cancerologia
Título de Especialista em Mastologia – Associação Médica Brasileira – Sociedade Brasileira de Mastologia
Presidente de Honra da Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos – ABAC – Hospital Mário Kroeff – HMK

Nome: José Antonio Ribeiro Filho

Presidiu: 1986 – 1989

Biografia: Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná em 1965. Especialista em Mastologia e em Ginecologia. Presidiu a Sociedade Brasileira de Mastologia (1986-1989). Ex-diretor do Hospital de Base de Brasília e fundador da Unidade de Mastologia do HBDF em 1984. Ex-coordenador de câncer da Secretaria de Saúde do DF. Foi diretor do Sindicato dos Médicos de Brasília por três gestões. No CFM é membro da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) e da Câmara Técnica de Parto Normal. Adquiriu os Títulos de Cidadão Honorário de Brasília e da cidade de Guaxupé – MG. Ribeiro ainda é membro e ex-presidente da Academia de Medicina de Brasília.

Nome: Antonio S. S. Figueira Filho

Presidiu: 1989 – 1992

Biografia: Médico formado em 1971 na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital de Ipanema, no Rio de Janeiro. A partir de 1974 cursou mestrado em Oxford, na Inglaterra, com o título de “A long term study of the clinical and histological changes in benign mammary displasia”. Em 1978 criou a Unidade de Patologia Mamária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1979 inaugurou o Instituto da Mama, tornando-se um dos primeiros médicos brasileiros a atender exclusivamente doenças da mama. Em 1986, na UFPE, instituiu a primeira disciplina de Mastologia do Brasil e do Mundo. Foi um dos organizadores da Escola Brasileira de Mastologia e da Federação Latinoamericana de Mastologia (FLAM). Foi presidente da Senologic International Society (SIS) e de dois congressos mundiais desta sociedade. Faleceu em 2015.

Nome: Marconi Menezes Luna

Presidiu: 1992 – 1995

Biografia: Natural do Estado da Paraíba, onde cursou a Universidade Federal de Medicina e se formou em 1967. Em 1969, pós graduou-se em Ginecologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo feito residência médica no Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro, nos anos de 1968 e 1969. Em 1972 foi aprovado em primeiro lugar no concurso público do Ministério da Aeronáutica, com especialidade em oncologia. Dentre suas especializações pode-se registrar ginecologia e obstetrícia, cancerologia, mastologia, conferidas pela Associação Médica Brasileira, e o título de Habilitação em Mamografia. Durante sua gestão como Presidente da SBM, contribuiu para o reconhecimento e aprovação de Título de Habilitação em Mamografia pela AMB. Fundou a Escola Brasileira de Mastologia em 1993. Em 1994 realizou o 8º Congresso Mundial de Mastologia no Rio de Janeiro e também a primeira Reunião de Consenso em Mastologia.
Antes de presidir a Sociedade de Mastologia iniciou como Tesoureiro seguido de Presidente da Regional Rio de Janeiro e depois como Secretário da SBM, contribuindo para sedimentar a Mastologia no Brasil.
É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Ex-Diretor do Centro de Mastologia do Rio de Janeiro; Médico aposentado pelo Ministério da Aeronáutica para serviços de ginecologia e obstetrícia; Ex-Chefe da seção de clínica oncológica do Hospital do Galeão; foi assistente do serviço de oncologia do Hospital da Ordem Terceira da Penitência; Ex-Chefe do serviço de oncologia do Hospital Central da Aeronáutica. Diretor do Núcleo Avançado de Mastologia do Hospital Casa de Portugal. É Doutor em Medicina pelo Departamento de Radiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nome: Henrique M. Salvador Silva

Presidiu: 1995 – 1998

Biografia: Graduado em Medicina pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais em 1982. Residente-médico em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Mater Dei (Belo Horizonte) e pelo Hospital Alberto Cavalcanti, em 1983 e 1984 e em mastologia pelo Guys Hospital Universidade de Londres em 1985 e 1986.

Nome: Alfredo Carlos S. D. Barros

Presidiu: 1998 – 2001

Biografia: Alfredo Carlos S. D. Barros nasceu em São Paulo, em 1954. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Latino Americana de Mastologia. Fundou o Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês em 2004, onde além de coordenar atividades assistenciais de excelência, criou a residência médica em mastologia, exercendo ensino e pesquisa. Professor Livre-Docente de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Nome: Ezio Novais Dias

Presidiu: 2001 – 2004

Biografia: Formado em medicina pela Universidade Federal do Estado da Bahia, ele é pós-graduado em mastologia pelo Instituto dos tumores de Milão e pela Universidade de Florença.

Nome: Diôgenes L. Basegio

Presidiu: 2005 – 2007

Biografia: Médico, formado pela UPF, especialização em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduado pela UNICAMP na área de Mastologia. Realizou Fellowship na Univerdade do Texas (MD Anderson Cancer Center-Houston), Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova Iorque e Instituto Europeu de Oncologia, em Milão, Itália. Especialista em Mastologia e Ginecologia.

Nome: Carlos Ricardo Chagas

Presidiu: 2008 – 2010

Biografia: Médico, formado pela UFRJ em 1972, doutor em Medicina pela UFRJ. Membro Titular e Honorário da SBM. Presidiu a Regional RJ da SBM. Comendador da SBM. Presidente do XIII Congresso Brasileiro de Mastologia da SBM. Foi editor do Tratado de Mastologia da SBM 2009. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Fellowship do Hospital Karolinska na Suécia. Médico do Ministério da Saúde. Diretor Médico da MAMARJ Clínica de Mastologia. Professor Assistente de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova Iguaçu.UNIG. Chefe do Serviço de Ginecologia do Hospital Escola São José da UNIG. Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Escola São José da UNIG. Chefe da Seção de Mastologia da Enfermaria 28 da Santa Casa do Rio de Janeiro. Coordenador da Câmara Técnica de Mastologia do CREMERJ. Professor Assistente do Curso de Ginecologia do CESANTA da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Professor Titular de Mastologia da Escola Médica de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro Titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Nome: Carlos Alberto Ruiz

Presidiu: 2011 – 2013

Biografia: Nascido em 25 de novembro de 1958 em São Paulo/SP, formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo em 1983, se especializou em Ginecologia e Obstetrícia na USP em 1987, onde concluiu sua residência médica, e em Mastologia em 1992 com o Título de Especialista em Mastologia pela SBM. Doutor em Obstetrícia e Ginecologia pela USP em 1995 com tese em Mastologia. Presidiu a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo no Triênio 2005-2007. Atualmente é Médico Assistente Doutor da Universidade de São Paulo.

Nome: Ruffo de Freitas Junior

Presidiu: 2014 – 2016

Biografia: Nascido em 18 de outubro de 1960 em Belo Horizonte/MG, formou-se em medicina pela Universidade Severino Sombra em 1983, se especializou em cirurgia Geral no Hospital do Andaraí em 1986 e em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Miguel Couto em 1988. Em 1989 fez especialização em Mastologia no Departamento de Oncologia Clínica do Guy’s Hospital da Universidade de Londres, onde atuou como “Honorary Registrar” em 1992. Terminou o mestrado em Medicina em 1991 e doutorado em Tocoginecologia em 2001, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Diretor da Escola Brasileira de Mastologia de 2011 a 2013. Terminou especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás em 2011.
Atualmente é Médico titular do Serviço de Ginecologia e Mama do Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer Em Goiás e Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Programa de Mastologia da UFG. Preside a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia.
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Mastologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças da mama, epidemiologia do câncer de mama, rastreamento, diagnóstico, tratamento cirúrgico, endocrinoterapia, quimioterapia e reabilitação.