SBM Parabeniza o Dr. Eduardo Pessoa pelo prêmio RSNA 2018


O trabalho ‘Two Faced Breast Cancer: Shooting the enemy more than one time with the biopsy gun to unmask it’ foi premiado no 104th Annual Meeting of the Radiological Society of North America, realizado entre 25 e 30 de novembro de 2018. Este congresso, realizado em Chicago, nos Estados Unidos, é o mais importante congresso da radiologia mundial, contando com a participação de mais de 50.000 pessoas anualmente.

O comitê de premiação dos trabalhos do ano de 2018 revisou 1902 trabalhos e escolheu premiar 29 trabalhos com o título Magna Cum Laude (Com Máxima Honra), 67 trabalhos com o título Cum Laude (Com honra) e 301 com Certificados de Mérito.

O trabalho ‘Two Faced Breast Cancer’ foi premiado com o título Cum Laude, título concedido a apenas outros três trabalhos da radiologia mamária neste ano. Este projeto foi desenvolvido na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) e tem como seu mentor o professor Eduardo Carvalho Pessoa,  tendo sido apresentado por Lee Van Diniz, residente de Radiologia, em uma discussão oral durante 30 minutos no RSNA 2018.

O premiado trabalho tem como tema a heterogeneidade tumoral no câncer de mama e como o médico ultrassonografista pode lidar com estes casos. Mais especificamente, a apresentação fala sobre heterogeneidade intratumoral, que se expressa quando no mesmo paciente, dois defeitos moleculares diferentes geram dois clones moleculares e consequentemente dois subtipos moleculares distintos.

Este trabalho traz conceitos inovadores para o campo da radiologia, utilizando os conhecimentos da radiogenômica tumoral para inferir a probabilidade de existirem dois tumores distintos no mesmo paciente, ou até mesmo dois tumores dentro de uma mesma lesão. Através destes casos, aprende-se como se deve guiar as biópsias, realizando-as por muitas vezes em mais de um único local. Esta conduta pode gerar dois resultados imunohistoquímicos diferentes, bem como subdiagnósticos, prognósticos e tratamentos distintos para o paciente.

CONFIRA A PREMIAÇÃO