Espaço do Residente

Seja um Mastologista

A Sociedade Brasileira de Mastologia valoriza a formação médica e, para contribuir com o crescimento e visibilidade da especialidade no País, disponibiliza o cadastro de novas instituições com residência e/ou especialização médica na área.

A Residência Médica em Mastologia foi iniciada em 2002, através do convênio entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR) – entidades responsáveis pelo reconhecimento das especialidades médicas no Brasil.

Atualmente, o Programa de Residência Médica em Mastologia tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, e apresenta como pré-requisito a realização de pelo menos dois anos de residência em Ginecologia e Obstetrícia ou em Cirurgia Geral.

A SBM reitera que, a despeito das mudanças na lei com reflexos no ensino médico, a formação do médico mastologista, através da Residência Médica, ou de especialização, aliadas à titulação fornecida pela AMB/SBM (TEMa), devem permanecer como padrão ouro de qualidade para os mastologistas.

Venha para SBM.

 

A Residência Médica em Mastologia foi iniciada em 2002 devido à sua inclusão como especialidade, através do convênio entre Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR). Essas entidades são responsáveis pelo reconhecimento das especialidades médicas no Brasil. O tempo de formação de especialidade médica ou área de atuação tanto para a CNRM quanto para a AMB é o previsto nos relatórios periódicos da CME, emitidos pelo CFM, respeitados os pré-requisitos necessários.

  • O Brasil conta atualmente com 60 programas de Residência Médica (RM) em Mastologia (2017)
  • A SBM tem 75 serviços formadores de especialista credenciados no Brasil
  • 188 residentes (R1 e R2) cursando os programas (CNRM, 2017)
  • 79 residentes associados (SBM, 2017)

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação e foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos. Esse decreto também criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Acesse mais informações sobre o Departamento de Residência Médica da SBM, clicando aqui.

 

COMO SE ASSOCIAR

Residente, venha para a SBM!

Os residentes recebem uma condição especial para se tornarem associados da SBM. E, ao se tornarem membros, passam a contar com benefícios exclusivos em todo o território nacional, tais como acesso a pesquisas e estudos inéditos, descontos privativos em congressos, nos cursos exclusivos da Escola Brasileira de Mastologia e muito mais.

Para se tornar um associado da SBM, basta enviar o resumo do curriculum vitae; a declaração do Programa de Residência Médica e a ficha preenchida (FICHA SÓCIO SBM).

Nos contate pelo telefone (21) 2220-7711 e/ou e-mail secretaria@sbmastologia.com.br. Oferecemos valor diferenciado da anuidade para os residentes, no ano de 2018.

Podem ser associados da SBM os médicos que exerçam atividades ligadas à prática ou ao ensino da Mastologia e especialidades afins e que requeiram seu ingresso na SBM. Os Associados são automaticamente promovidos a Titulares quando da sua aprovação para o Título de Especialista em Mastologia (TEMa).