HomeSintomas e DiagnósticosRastreamento e DiagnósticoEstatísticas sobre câncer de mama no Brasil

Estatísticas sobre câncer de mama no Brasil

Última atualização em 10 de Outubro de 2011.
Autor:
SBM - Sociedade Brasileira de Mastologia

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. No ano de 2008 , 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama (www.inca.gov.br). O câncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e o principal sintomas é um nódulo endurecido atrás do "bico" do peito , principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.

Existem diferenças nas taxas de incidência da doença entre as regiões do Brasil. A maior incidência ocorre na região sudeste. A medida utilizada para quantificar esta incidência chama-se taxa bruta , que corresponde ao número de casos para cada 100mil mulheres. Na região sudeste esta taxa é de 64.54 casos/100mil mulheres , região sul 64.3/100mil mulheres, região centro-oeste 37,68/100mil mulheres, região nordeste 30,11/100mil mulheres e região norte com a menor incidência 16,62/100mil mulheres. Estas diferenças provavelmente são decorrentes do fato já conhecida de quanto maior o desenvolvimento da região maior a incidência de câncer de mama. Isto reflete uma sociedade mais industrializada com consumo cada vez maior de uma alimentação inadequada, excesso de peso e talvez estresse.

Com a realização cada vez mais freqüente da mamografia tem-se diagnosticado o câncer de mama no Brasil em fases mais precoces o que aumenta as chances de cura. Hoje a maioria dos casos diagnosticados no Brasil não são mais em fases avançadas. Mas precisamos melhorar ainda mais, e isto será alcançado quando todas as mulheres tiverem acesso a mamografia de qualidade uma vez ao ano a partir do 40 anos de idade.

Fique por dentro das novidades

Especialistas recomendados

Indicações de profissionais reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Mastologista.

Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Conteúdos Mais Acessados - Câncer de Mama
Apoio ache Roche AMB

Endereço

Sede própria: Praça Floriano, 55/801, Centro Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031050 Tel: (21) 2262-7306 / (21) 2220-7111 secretaria@sbmastologia.com.br

Aviso importante

O conteúdo deste site tem o intuito de apenas informar aqueles que têm dúvidas genéricas sobre o câncer de mama. Para a análise de um caso clínico particular, como tratamento, prognóstico e outras dúvidas deve ser consultado um médico especialista, que fará todos os exames necessários para lhe orientar adequadamente.

Sociedade Brasileirade Mastologia © 2012 Sociedade Brasileira de Mastologia. Todos os direitos reservados.